COMUNIDADE DE ILHÉUS

02 de dezembro de 1998

As irmãs Nekane, Marisa, Grazia e Josefa "colocaram a tenda" das Filhas da Cruz na terra da Bahia, respondendo ao apelo do bispo de Ilhéus Dom Mauro Montagnoli.

"A messe é grande", e as nossas irmãs, bem animadas de ardor missionário e agraciadas de boas energias físicas e, ainda mais, de ótima preparação e experiência na formação catequético-pastoral, não demoraram a "pôr as mãos na massa". O campo é vasto, seja nas dimensões da formação humana que pastoral e social: catequese, alfabetização, saúde, movimentos sociais, presença e apoio humano aos "últimos"... nas diferentes faixas etárias, das crianças aos adultos e anciãos, passando pelos jovens, bem na fidelidade ao nosso carisma da escolha e atenção preferencial pelos mais pobres e excluídos. É dos últimos anos a resposta que a comunidade se dispôs a dar ao apelo da igreja local, na pessoa do bispo Dom Mauro e do pároco Pe. Laudelino, da paróquia São Francisco de Assis, de oferecer uma presença de apoio e carinho aos hóspedes da Fazenda Esperança e seus familiares.

23 de setembro de 2018

Soeur et jeunes-redim1024Com quase 20 anos de presença no território, a última comunidade formada pelas irmãs Maria Assunta, Neuza e Filomena, não sem dor, mas na paz e na esperança, cumprem o "mandato" da "entrega das chaves missionárias" nas mãos dos atuais representantes da Igreja local.

Paz, esperança, fé..., junto com gratidão e alegria também por tantos frutos visíveis a caminho de amadurecimento que as sementes jogadas ao longo dos quase 20 anos de laboriosa presença da Congregação na terra baiana já permite ver e, ainda mais, esperar pela ação da graça de Deus e a dedicação das irmãs que se sucederam na missão. Lembramos, além das primeiras e das últimas, as irmãs Maria Rosário e Félicité.

Deixamos a missão de Ilhéus quanto à presença física, mas, nos juntando às irmãs Maria Rosário e Grazia em Belo Horizonte, levamos no coração e na oração a fé, a coragem, a perseverança no caminho do Evangelho desse povo simples, implorando sobre ele as benções de Deus e a perene proteção de Maria, reconhecida e invocada nas diversas capelas a Ela dedicadas na paróquia São Francisco de Assis como Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Paz e, como principal e venerada protetora do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Para leer el texto en español, haga clic en.

Pour lire le texte en Français, cliquer.

Per leggere il testo in italiano, clicca.

 

 

 

Vous êtes ici : Accueil Missions Brésil Actualités Brésil COMUNIDADE DE ILHÉUS